quarta-feira, 30 de outubro de 2013

FEC realiza mais um encontro Macrorregional no Estado

A Federação Espírita Catarinense realizou no dia 27.10.2013 mais uma reunião macrorregional, desta vez no Pólo Oeste, na Cidade de Concórdia/SC, reunindo aproximadamente 80 trabalhadores de várias áreas das Casas Espíritas das regiões da 11ª, 12ª e 16ª URE’s.

O  objetivo das reuniões macrorregionais realizadas pelas três áreas das Vice-presidências finalísticas da FEC – Assistência Social, Educação e Difusão e Estudo e Prática da Mediunidade – é sensibilizar dirigentes e trabalhadores das Casas Espíritas quanto à necessidade de reflexão contínua a respeito dos compromissos assumidos junto ao Espiritismo e a Jesus. Além disso, as macrorregionais são excelentes oportunidades de confraternização e integração entre trabalhadores e dirigentes de Casas Espíritas com a Entidade Federativa e desta com as várias vice-presidências entre si.
  
O encontro de domingo transcorreu num clima de alegria e união e teve, na parte da manhã, palestra via skype da companheira Sandra Borba, que é professora de História e Filosofia da Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Abordou o tema: “Jesus como líder”, elucidando-nos as competências de Jesus no atributo “liderança” e inspirando-nos a seguir-Lhe o exemplo de líder legítimo e verdadeiro.

Quem quiser se aprofundar um pouco mais no assunto, poderá pesquisar no livro “Reflexões Pedagógicas à luz do Evangelho”, de autoria da palestrante. Após a exposição, foi aberto espaço à platéia para elaborar perguntas.

Ainda na parte da manhã foi realizada outra atividade: uma Mesa Redonda coordenada pelas três Vice-presidências presentes, sobre o tema:”Estou entre vós como quem serve” e os expositores conduziram a abordagem evangélica na visão sistêmica  da Casa Espírita  e do homem integral. Em seguida, também foi aberto a perguntas.


Na parte da tarde, as VP’s de Estudo e Prática da Mediunidade e de Educação e Difusão realizaram oficinas específicas relativas   às suas áreas de abrangência e a VP de Assistência Social realizou a reunião do Núcleo de Estudos e Orientação da Assistência Social – NEASE. Desta reunião, participaram 7 trabalhadores, que representaram 4 Casas daquele pólo regional: duas da 11ª URE e duas da 12ª URE. O tema discutido foi: “O Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita (SAPSE)  e as Políticas Publicas” e os presentes puderam conhecer mais sobre o SAPSE e as mudanças na legislação brasileira, dirimir dúvidas, rever práticas, descobrir caminhos alternativos de auxilio,  enfim  conhecer as mudanças  significativas da assistência social  para melhor  auxiliar  os que nos procuram nas Casas Espíritas.

Ao final da reunião, os participantes fizeram suas avaliações e  expressaram a importância de se fazer mais encontros como este, pela riqueza que traz nas trocas de experiências e ampliação dos conhecimentos .

A VP de Assistência Social agradece  a presença dos irmãos e que possamos  estar mais juntos nas  tarefas federativas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário