quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Assista ao vídeo do Seminário "Atendimento à População em Situação de Rua"

O Centro Espírita Manoel Francisco da Luz, localizado em Capoeiras, organizou em 12 de outubro de 2013 um Seminário para discutir o atendimento à população em situação de rua na casa espírita.
A presidente Sra. Solange do Carmo Brasil dos Santos em parceria com o Sr. Paulo Silveira, presidente da 14ª URE, oportunizaram às demais casas que compõem esta URE um encontro para o repasse de experiências entre as casa espíritas como também a possibilidade de ouvir o poder público municipal, na pessoa da Sra. Marcela Soares Pereira, coordenadora interina do Centro de Referência ao Atendimento à População em Situação de Rua – CENTRO POP em Florianópolis.

O diálogo foi enriquecido por ter a participação do Movimento de População de Rua - MPR na pessoa do coordenador municipal Sr. Daniel Paz dos Santos que veio acompanhado do Sr. José Idalício da Costa e também do Sr. Adelir Andrade que veio representando o MPR de Palhoça.

A Sra. Solange Bueno, representante da Associação para Integração do Cego - ACIC nos Movimentos Sociais e que hoje acumula os cargos de presidente do Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS e vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – CEMAS trouxe sua contribuição na medida em que reafirmou seu apoio às lutas em favor da assistência social à população em situação de rua e aproveitou a oportunidade para noticiar que o Sr. Daniel Paz dos Santos tomou recentemente assento no CEAS e que desempenhará importante papel representando o MPRna IX Conferência Nacional de Assistência Social que realizar-se-á em Brasília, Distrito Federal, no período de 16 a 19 de dezembro de 2013 e terá como tema "A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS".

A programação constou de apresentação da Sra. Rosana Sousa de Moraes Sarmento informando sobre o trabalho que a Vice-presidência de assistência social – VPAS vem realizando no Estado de Santa Catarina no sentido de buscar uma aproximação com as URE’s por meio da realização de Rodas de Conversa e do Núcleo de Estudos da Assistência Social Espírita – NEASE para conhecer e debater sobre o trabalho de assistência social que o movimento espírita vem abraçando no Estado.

Posteriormente foi dada a palavra ao Centro Pop e em seguida ao MPR para que ambos pudessem expor aos participantes como vem atuando, desafios, conquistas e pretensões futuras.

O Seminário também contou com o relato de experiência de casas espíritas que já vem trabalhando com a população em situação de rua recuperando sua origem, como o trabalho desenvolveu-se, desafios e perspectivas futuras. Foram elas: Associação Espírita Fé e Caridade, apresentada por Rosana Sarmento e Centro Espírita Amor e Humildade do Apóstolo por Regina Petroski.

O Seminário teve como ponto alto o momento de diálogo coletivo, onde os participantes puderam conversar com os expositores expondo suas dúvidas, questionamentos e vontade de conhecer melhor a PSR que vive num mundo conturbado envolto de uma existência humana atribulada e violentada. Além disso, os presentes demonstraram interesse em conhecer a rede de atendimento a essa população, assim como, fazer parte dela fortalecendo a luta política em favor da garantia dos direitos sociais à essas pessoas.

Este foi o segundo seminário que a VPAS/FEC participa dentro do que está previsto em uma de suas linhas de atuação com o Programa de Capacitação e Formação, pois o primeiro ocorreu em junho/13 organizado pela 1ª URE/GIEE Norte sediado pelo Instituto Espírita Casa do Caminho nos Ingleses tendo a temática da assistência social à população em situação de rua também sendo discutida pelas casas espíritas daquela URE.

Por Rosana Sarmento.

Assista ao video:



Nenhum comentário:

Postar um comentário