quinta-feira, 24 de outubro de 2013

VPAS/FEC realiza Módulo II do Curso de Capacitação aos trabalhadores espíritas da assistência social

Em 19 de outubro de 2013 a VPAS realizou o Módulo II do curso que versou sobre O Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita - SAPSE e a Política Nacional de Assistência Social – PNAS.

Objetivou possibilitar que os trabalhadores espíritas compreendam a PNAS e como esta pode estar presente na operacionalização do SAPSE potencializando sua intervenção metodológica e organizacional.

O conteúdo abordou sobre a Política Nacional de Assistência Social; a Metodologia de Ação do SAPSE e a Organização do SAPSE. A partir de uma exposição dialogada o curso contou com a intensa participação dos presentes das URE’S. Das 16 URE’S prestigiaram o curso 1ª, 4ª, 5ª, 6ª, 9ª, 13ª e 14ª.

Com um alcance de quase 50% de participação das URE’s, estas têm, ao final de cada módulo, levado a tarefa de multiplicação dos conteúdos e utilizado de estratégias criativas que vão de rodas de conversa à realização de seminários para cumprimento de seus deveres de casa.

Segundo relato dos próprios participantes tem sido uma oportunidade de conhecerem entre si o trabalho de assistência social das demais casas da unidade regional, oportunizando a sua aproximação e criando as bases para a construção de uma rede de assistência social espírita.

Dentre os presentes estava a Sra. Solange Bueno que atualmente acumula os cargos de Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS e de vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS e é frequentadora espírita da 14ª URE. Sua experiência como conselheira oportunizou esclarecimentos acerca das necessidades, exigências apontadas pela Resolução nº 109/2009 que aprova a Tipificação dos serviços socioassistenciais e da Resolução nº 16 de 05/05/10 que define os parâmetros nacionais para a inscrição das entidades e organizações de assistência social, bem como dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais nos Conselhos de Assistência Social dos Municípios e do Distrito Federal.

Por: Rosana Sousa de Moraes Sarmento













Nenhum comentário:

Postar um comentário