quinta-feira, 10 de setembro de 2015

INFORMATIVO DA VPAS

A FEDERAÇÃO ESPÍRITA CATARINENSE tem participado como entidade não governamental do Comitê de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para População em Situação de Rua desde sua constituição em  a partir do Decreto nº 11.624 de 4 de junho de 2013.

A partir deste Decreto o Comitê tem como responsabilidade o acompanhamento, assessoramento e monitoramento da política (Decreto nº 7.053/2009) voltada para a população em situação de rua.

Segundo o Art. 2º tem composição paritária, sendo constituído por dez representantes titulares, e seus respectivos suplentes, do Poder Público, e por dez representantes titulares, e seus respectivos suplentes, de entidades e movimentos organizados da sociedade civil.

Considerando o Art. 3º os representantes titulares e suplentes do Poder Público, indicados pelos titulares das secretarias e órgãos, são os que seguem:
I - Secretaria Municipal de Assistência Social (rede de serviços): a)titular: Neusa Maria Goedert b)suplente: Rosângela dos Santos Costa II - Secretaria Municipal de Assistência Social (gestão): a)titular: Kathia Terezinha Muller b)suplente: Kátia Ávila Abraham III - Secretaria Municipal de Saúde: a)titular: Sônia Augusta Leitão Saraiva b)suplente: Jorge Ernesto Sergio Zepeda IV - Secretaria Municipal de Educação: a)titular: Doria Conceição de Moraes Vicente b)suplente: Cleusa Regina Silvano V - Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão: a)titular: Bianca Pisani b)suplente: Roberto Ferrari Alves VI - Fundação Municipal de Esportes: a)titular: Carlos Roberto Vieira b)suplente: Miguel Zaffari Junior VII - Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis: a)titular: Luiz Volni Viana b)suplente: Carlos Alberto da Silva VIII - Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental: a)titular: Leyla Franzoni b)suplente: Maria Aparecida Napoleão Catarina IX - Câmara Municipal de Vereadores: a)titular: Edmilson Carlos Pereira Junior b)suplente: Jerônimo Alves Ferreira X - Polícia Militar do Estado de Santa Catarina: a)titular: Carlos Alberto de Araújo Gomes Junior b)suplente: Thiago Augusto Vieira.

No que concerne a sociedade civil, segundo o Art. 4º os representantes titulares e suplentes indicados em Fórum próprio pelas entidades com atuação reconhecida junto à população em situação de rua, são os que seguem: I - Movimento de População de Rua: a)titular: Daniel Paz dos Santos b)suplente: Marise de Fátima Lucrécia de Jesus II - Conselho de Segurança – Centro: a)titular: Ricardo Campos b)suplente: Elídio Yocikazu Sinzato – representante da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis III - Centro Cultural Escrava Anastácia: a)titular: Ivone Maria Perassa b)suplente: Accácio Mello Filho – representante do Lar Recanto da Esperança IV - Instituto Guga Kuerten: a)titular: Alice Thümmel Kuerten b)suplente: Rosamônia Garcia - representante Ação da Cidadania Contra a Fome a Miséria e pela Vida V - Instituto Arco-Íris: a)titular: Alexandre Gouveia Martins b)suplente: Aline Souza – representante do Grupo de Apoio a Prevenção da AIDS VI - Instituto Vilson Groh: a)titular: Vilson Groh b)suplente: Renata Machado Pereira da Silva – representante do Instituto Comunitário Grande Florianópolis VII - Federação Espírita Catarinense: a)titular: Rosana Sousa de Moraes Sarmento b)suplente: Sérgio Egídio de Almeida – representante da União Regional Espírita 1 VIII - Movimento dos Direitos Humanos: a)titular: Danilo Campo b)suplente: Tânia Inês Slongo – representante Movimento Mulheres Urbanas IX - Albergue Noturno Manoel Galdino Vieira: a)titular: Francisco Carlos Fernandes Pacheco b)suplente: Ana Maria Warken do Vale Pereira – representante do Instituto Voluntários em Ação X - Ação Beneficente Psicanálise de Deus: a)titular: Guilherme Cesar Abicalil b)suplente: Renato Cesar Lebarbenchon Polli – representante do Movimento de Emaús.

As competência deste Comitê estão previstas no Art. 5º devendo:
I – acompanhar e monitorar o desenvolvimento da Política Municipal para a População em Situação de Rua; II – propor medidas que assegurem a articulação das políticas públicas municipais para o atendimento à população em situação de rua; III – elaborar planos de ação periódicas com o detalhamento de estratégias para o aprimoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua; IV – propor formas e mecanismos para a divulgação da Política Municipal para a População em Situação de Rua; V – instituir grupos de trabalho temáticos, em especial para discutir as desvantagens sociais a que foi historicamente submetida a população em situação de rua, bem como analisar e propor formas de inclusão e compensação social; VI – organizar encontros no âmbito Municipal para avaliar e formular ações que favoreçam o fortalecimento e a consolidação da Política Municipal para a População em Situação de Rua; VII – deliberar sobre a forma de condução dos seus trabalhos.
Sua coordenação está prevista no Art. 6º sendo exercida pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Parágrafo único. A Secretaria Municipal de Assistência Social prestará apoio técnico-administrativo para o desenvolvimento dos trabalhos do Comitê.
Segundo o Art. 7º A participação no Comitê será considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada.

A partir deste esclarecimento sobre o que é o Comitê, o que faz e do que é composto, Informo que ocorrerá a Assembleia Eletiva dos novos Representantes da Sociedade Civil no Comitê  de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua de Florianópolis - Gestão 2015-2017 será realizada no dia 08 de outubro de 2015, no Auditório da Fundação Vidal Ramos, Rua Vitor Konder, n° 321, Centro. 

Vale destacar a importância dos espíritas que atuam com o atendimento à população em situação de rua em suas casas espíritas se mobilizarem e organizar para que este Comitê não fique sem representação do Movimento Espírita. Segundo o Regimento Interno do Comitê a FEC não poderá mais continuar porque não desenvolve ações diretas com esta população e será importante que os interessados respondam a este critério de envolvimento direto.

Envio anexo o edital publicado no Diário Oficial do município, com as orientações necessárias para inscrição dos representantes da sociedade civil com interesse na candidatura e para aqueles que querem apenas votar na condição de delegados.

A VPAS apela para que a comunidade espírita dê especial atenção a necessidade de participação na luta em defesa dos direitos da população em situação de rua.

O credenciamento deve ser realizado no horário das 13h:00 às 18h:00 na Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), Avenida Mauro Ramos, Nº 224, 3° andar, sala 309, Centro, Florianópolis.
Em caso de dúvidas, poderão acessar ao contato abaixo para maiores esclarecimentos.

Cristina Gonçalves dos Santos
Comitê de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal
para a População em Situação de Rua de Florianópolis
Telefone: 3251-6258/6223

Obs.: Abaixo seguem: Diário Oficial orientando a participação ao processo eletivo; Formulário de credenciamento das Organizações da Sociedade Civil; Formulário de credenciamento dos delegados para poderem votarem.


PARTICIPE! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário