quarta-feira, 5 de março de 2014

Pesquisa sobre Assistência Social nas Instituições Espíritas de Santa Catariana


Pedro Simões
Conforme comunicado ao Conselho Federativo Estadual, daremos início à pesquisa sobre assistência social nas instituições espíritas.

O Projeto de Pesquisa “Religião e Assistência Social: um estudo do Espiritismo” é uma iniciativa do Departamento de Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina, sob a coordenação do Prof. Dr. Pedro Simões, com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e da Federação Espírita Catarinense (FEC), que aprovou sua proposta em reunião de diretoria.


Esta parceria e apoio da FEC deve-se ao fato da sua Vice-Presidência de Assistência Social -  VPAS ter em seu plano de trabalho o Programa de Mobilização e Articulação; o Programa de Qualificação de Trabalhadores da Assistência Social; e o Programa de Estudo e Pesquisa da Realidade Social, sendo neste último, localizadas as pesquisas sobre a realidade.

O projeto “Religião e Assistência Social: um estudo do espiritismo” propõe-se a estudar o campo assistencial espírita em suas múltiplas faces. De um lado, realizar uma avaliação institucional das atividades realizadas no meio espírita, tendo como referência os vanços que a legislação (a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e o Plano Nacional de ssistência Social (PNAS)), representou para a assistência social, pela constituição do sistema Único de Assistência Social (SUAS). De outro, identificar quem são os agentes espíritas que operam neste campo e quais suas concepções de assistência social.

A partir deste mês de março, estaremos iniciando as atividades de campo fazendo contato com as URE´s, contamos com o apoio de todos. 


Helder Boska de Moraes Sarmento
Vice-Presidente de Assistência Social



Contato: 

Helder Boska de Moraes Sarmento – vpas-vp@fec.org.br
Pedro Simoes - josepeneto@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário