quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Roda de Conversa e NEASE – Espaços para o dialogo e a reflexão

Em 11 de outubro de 2014, no Centro Espírita Allan Kardec, em Lages, a VPAS realizou com o apoio da 2a URE, duas reuniões: uma do Projeto Roda de Conversa e outra do Núcleo de Estudos e Orientação da Assistência Social Espírita – NEASE.

Com a finalidade de estreitar laços fraternos entre os espíritas e conhecer as atividades assistenciais desenvolvidas pelas Casas, o momento da Roda aconteceu de um modo muito simples, com relatos de trabalhadores explicando como foi o início das tarefas assistenciais, quem foram seus primeiros idealizadores e a que tipos de atividades se dedicavam. Ainda expuseram sobre trabalhos que realizam atualmente na Casa e onde pretendem chegar com suas ações assistenciais futuramente. Foram momentos riquíssimos de aprendizado e compartilhamento de experiências.

A reunião do NEASE, que foi efetuada logo após, trouxe uma proposta diferenciada para o público presente. Sua finalidade foi estudar, debater e refletir sobre o tema: “ Assistência Social – Concepção e Planejamento”.
Muitas questões relacionadas com este assunto foram levantadas: Caridade e Assistência Social são a mesma coisa? Quem é o assistido? De quem é a responsabilidade da Assistência Social: do Serviço Público ou da Casa Espírita? A Assistência Social pode ser improvisada? Porque fazer Assistência? Como fazer? Quanto fazer? Quando fazer?

São reflexões como estas, trazidas para reflexão, que contribuirão para o amadurecimento das ações assistenciais comprometidas com os ensinamentos trazidos por Jesus.

Tivemos a presença de aproximadamente cinquenta pessoas e cinco casas representadas.  Agradecemos o apoio da 2ª URE na organização do evento e à casa anfitriã por disponibilizar o espaço físico.


































Nenhum comentário:

Postar um comentário