sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Reuniões Macrorregionais da FEC: Encurtando distâncias e aproximando pessoas

Clique na Foto para ver o Album
A Vice-Presidência de Assistência Social participou, no ultimo dia 16 de Agosto de 2014,  de mais um encontro da Comissão Regional e  Macrorregional da Região Oeste realizado pela Federação Espírita Catarinense - FECdesta feita em Chapecó,  reunindo Casas da 11ª, 12ª e 16ª Ure’s,  num total de aproximadamente 130 pessoas.

Com a finalidade de unir e unificar o Movimento Espírita Catarinense a partir do diálogo e da troca de experiências, assim como sensibilizar os presentes perante o desafio proposto pelo O Espírito de Verdade: “Espíritas, amai-vos e instruí-vos”,  podemos afirmar que as duas reuniões atingiram os objetivos  para os quais foram propostas.

A comissão de organização local, responsabilidade da 12 ª URE, merece os parabéns;   não mediu esforços  e fez  todo o possível para apoiar o encontro, que  aconteceu num clima de acolhimento, alegria e fraternidade .


No período da manhã foi realizada a reunião da Comissão Regional do Oeste (assim entendida a reunião anual da Diretoria da FEC com as URE’s  para  apresentação e discussão de diretrizes, objetivos, programa e ações),  coordenada pela  Vice-Presidência de Administração, que apresentou  a proposta de  Planejamento Integrado da FEC.  A intenção da proposta é buscar um maior diálogo com as áreas de planejamento das URE’s e tentar consolidar um Plano Integrado para o movimento espírita catarinense que atenda as necessidades de estudo, prática  e difusão do Espiritismo.

Desta reunião participaram presidentes e vice-presidentes, assistentes e diretores de Casas Espíritas.  Após a exposição do Planejamento Integrado, a platéia foi dividida em três grupos, por Regionais: 11ª, 12ª e 16ª URE’s.

Tendo por base as oito Diretrizes de Ação do Plano de Trabalho  da FEB/CFN,  os presentes  em cada grupo puderem avaliar a realidade local das ações desenvolvidas pelas URE’s e Casas Espíritas respectivas em que atuam e ainda propuseram ações futuras para  melhorar a atuação do movimento espírita regional. Concluídas as discussões, cada Regional expôs o seu debate e ações propostas e, em seguida, as três vice-presidências finalísticas comentaram sobre  ações desenvolvidas em suas respectivas áreas.  Após, a palavra foi aberta para perguntas e esclarecimentos.  Ainda no período da manhã, paralelamente à Reunião da Comissão Regional, foram ministradas Oficinas aos trabalhadores espíritas presentes, referentes a área de Educação e Difusão. 

No período da tarde, aconteceu a Reunião Macrorregional (Projeto das Vice-presidências finalísticas para sensibilizar dirigentes e trabalhadores das Casas quanto à necessidade de reflexão continuada dos compromissos assumidos com o Espiritismo) com todos os participantes das três URE’s presentes.   Inicialmente foi apresentado um vídeo com encenação de situação real vivida na Casa Espírita e em seguida, lançado um desafio aos presentes: “Como a Casa e seus trabalhadores podem enfrentar situações como a do vídeo, priorizando o trabalho integrado entre as várias áreas da Casa, firmado no estudo e sentimento de fraternidade?”

Para esta discussão, os trabalhadores presentes foram novamente subdivididos por Regional Espírita, onde conversaram sobre as percepções trazidas pela encenação em vídeo e os possíveis encaminhamentos do caso. Em seguida, cada URE apresentou o relatório dos diálogos efetuados nos grupos.

Após os relatos das URE’s, foram realizadas novas oficinas relativas às Áreas de Educação e Difusão e de Estudo e Prática MediúnicaA Vice-Presidência de Assistência Social (VPAS) optou por realizar a reunião do NEASE (Núcleo de Estudos e Orientação da Assistência Social Espírita).

O encontro do NEASE também foi muito bom. Tivemos a participação de sete Casas Espíritas que se fizeram representar: uma da 11ª URE, quatro da 12ª e duas da 16ª ,  perfazendo um total de onze pessoas.
Conversamos muito sobre as mais variadas atividades assistenciais desenvolvidas pelas Casas: doações de cestas básicas, agasalhos, ajudas financeiras, enxovais para gestantes, reforço escolar, palestras sobre relacionamento familiar, sobre o valor do afeto, etc. Algumas pessoas se questionaram sobre se o que estavam fazendo era ou não assistencialismo, outras queriam saber o que a lei fala sobre Assistência Social.   Enfim, as mais variadas questões vieram à torna, demonstrando de uma maneira geral que as pessoas  estavam ali para melhor se informarem  e buscarem  avançar nos serviços assistenciais de suas Casas.

Foi também compartilhada na reunião uma fala sobre um Projeto interessante desenvolvido pelo Centro Espírita Aprendizes de Kardec, de Dionísio Cerqueira.

Na verdade, é um projeto que não é realizado na Casa Espírita, mas fora dela, na comunidade, em parceria com escolas e hospitais, com o objetivo de levar (sem falar de um tema específico nem de doutrina espírita)  a mensagem de melhoria íntima do ser humano.   A comunidade, aparentemente, não tem tantas necessidades materiais (o governo supre esta parte)  mas traz preconceitos culturais,  sociais e  religiosos ,  que merecem reflexão.  Os autores do Projeto sentiram que este seria a maneira  mais prática de chegar à comunidade,  trabalhando valores ético-educativos através de “contação de estórias” e  tem dado muito certo  pela receptividade encontrada nestes dois ambientes.

Foi informado aos presentes que a VPAS tem  disponibilizado um blog,  cujo endereço é: vpas-fec.blogspot.com.br, onde dúvidas podem ser esclarecidas, com fontes de consulta como Manual do Serviço de  Assistência e Promoção Social Espírita editado pela FEB, apostilas e vídeos com temas discutidos nos EASESC’s (Encontro Anual de Assistência Social do Estado de Santa Catarina),   podendo serem baixados e impressos.

Foi também sugerido, embora a distância física das Instituições, que os trabalhadores se visitassem com mais freqüência nas Casas da região, para conhecerem os  tipos de trabalho de cada uma e puderem trocar idéias entre si. Outra sugestão, foi pensarem na possibilidade de estudarem alguns temas ou livros ou mesmo vídeos juntos, na própria Casa ou em outras Instituições Espíritas.

Finalizando, nós da VPAS ficamos muito felizes de estarmos neste encontro e aproveitamos para agradecer a participação de todos os irmãos que se dispuseram a comparecer, aprender, confraternizar e intercambiar experiências!


Até a próxima Macrorregional!

Por: Albertina de Cássia

Nenhum comentário:

Postar um comentário