segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Cerimônia de Premiação do VI Concurso Literário "Ler é Prazer" da Casa da Fraternidade

Ao longo de doze anos a Casa da Fraternidade vem promovendo diversas atividades sócio-educativas e culturais para crianças, adolescentes e jovens da região de Araranguá através do Ponto de Cultura Juventude Luzes do Amanhã, um projeto de promoção social através da arte em parceria com entidades e instituições da região, com a Prefeitura Municipal, Fundação Catarinense de Cultura e Ministerio da Cultura. O Projeto Ponto de Cultura Juventude Luzes do Amanhã que oferece musica, canto, balle, capoeira, artes visuais, artesanato, teatro, informática, oficina de ética e cidadania e reforço escolar já foi ganhador do Criança Esperança em 2012 sendo reconhecido pela UNESCO.


Procurando ampliar as oportunidades culturais através do acesso a literatura infantil a equipe pedagógica do Ponto de Cultura Juventude Luzes do Amanhã e Arte-Educadora do Projeto, vem desenvolvendo atividades de incentivo à leitura para crianças e adolescentes. Além das Feirinhas Literárias realizadas na cidade, geralmente em datas como Dia do Livro ou na Semana Literária do Municipio, a entidade vem realizando ao longo dos meses de Julho, Agosto e Setembro rodas de leitura com seus alunos, no “Cantinho de Leitura” criado numa sala da instituição.
Mas há seis anos surgiu o interesse em destacar ainda mais a importância da leitura em todos seus programas, integrando as atividades já existentes como teatro, cinema, musica com as atividades de literatura. Surgiu então em 2008 a idéia de realizar um Concurso Literário, com a proposta de explorar o livro e a literatura infanto-juvenil em todos os seus aspectos (forma de narrativa, conteúdo, ilustração, papel, formato), respeitando-se a relação entre texto e imagem.
Em contato com a Fundação Educar D’Paschoal esta se propôs a doar os livros para a primeira ação. Foi realizada a divulgação nas escolas e uma vez por semana rodas de leitura que culminaram com diversos trabalhos criativos que foram expostos na Feira Literária no Calçadão de Araranguá. Mais de 500 crianças participaram e após avaliação foram premiados os melhores trabalhos com brinquedos.
A cada ano consecutivo o trabalho foi se desenvolvendo, novas edições do Concurso Literário foram realizadas, novos livros foram doados, ganhamos mais livros da Fundação D’Paschoal, da Funarte e também da Fundação Biblioteca Nacional. O Cantinho de Leitura se transformou numa mini Biblioteca Comunitária e passaram a ser utilizados nas rodas de leitura as técnicas de contadores de história e de mediadores de leitura, em suas diversas modalidades, desde a encenação teatral até o uso de pequenos recursos visuais, como indumentária de personagens e objetos referentes ao tema. Assim a literatura tem sido oferecida como atividade lúdica para as crianças e seus pais. Todo mês de Setembro é realizada a exposição dos trabalhos criativos e a Premiação que é aguardada com bastante entusiasmo pelas crianças.
Em 2013 chegamos a VI Edição do Concurso Literario Ler é Prazer, Nesta edição em torno 120 crianças receberam a doação de livros da Fundação Educar D’Paschoal, e 49 crianças participaram do concurso, que culminou com a escolha dos melhores trabalhos pela psicopedagoga Izabel Nardi que ganharam a premiação de uma um Play Station 2, um aparelho Celular, e um MP3. A criança ganhadora do 1º lugar foi Emilly Suzin, o 2º lugar Karolaine Gomes, e o 3º lugar Julia Teixeira.
Durante a Cerimonia foi apresentado o video "Livros Voadores" e a psicopedagoga Izabel Nardi realizou um debate sobre a importancia da leitura com todos os presentes.
Quem quiser colaborar ou obter maiores informações, pelo telefone: 48-3527.0214 ou no site da entidade: www.projetojuventude.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário